Eu tenho um sonho
TORNAR A CIDADE MAIS INTELIGENTE E HUMANA

O Sonho

O Projeto de Inovação Urbana da Cisco, desenvolvido para os Jogos Olímpicos 2016, ajudaram a revitalizar o Porto Maravilha, criando um bairro mais conectado, inteligente e agradável.

Uma grande mudança viabilizada por uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), focada em dar poder aos cidadãos por meio da geração de conhecimentos e ferramentas capazes de torná-los protagonistas dessa e das futuras transformações. Como comunicar ao público o legado de infraestrutura deixado pela empresa para o Rio de Janeiro e mostrar que o uso de dados e de tecnologia podem empoderar pessoas, O Projeto de Inovação Urbana da Cisco, feito para os Jogos Olímpicos de 2016, ajudou a revitalizar a região do Porto Maravilha, criando um bairro mais conectado, inteligente e humano.
ressaltando todo seu potencial transformador na vida das cidades e de seus cidadãos?

"O Projeto de Inovação Urbana da Cisco é a manifestação de nossa visão de como criar uma cidade mais inteligente e mais humana. E quando nós sentimos a cidade, quando estamos conectados com ela, temos uma atitude diferente com ele. Nós passamos a cuidar de nossa cidade, nós inovamos e passamos a ser "makers" dessa cidade."


Nina Lualdi

diretora sênior de inovação da Cisco.

CONSTRUÇÃO DO SONHO

Tecnologia que transforma

Nossa paixão pelo tema falou alto. Utilizamos todo nosso conhecimento sobre o assunto para ir além de simplesmente comunicar o legado da Cisco para a cidade. Fizemos com que as pessoas pudessem experimentar, de fato, o que é uma Smart City.

A Cisco abraçou a proposta com entusiasmo e firmamos uma grande parceria. Foram meses de trabalho a quatro mãos para desenvolver o conceito e criar experiências, produtos e serviços relevantes, que geraram engajamento e tangibilizaram as possibilidades de uso do conhecimento construído a partir plataforma que a empresa deixou para a cidade.

DESTAQUES

Ouça a cidade

Uma experiência inédita: pela primeira vez criou-se música a partir dos dados gerados pela cidade. Informações sobre mobilidade urbana, clima, engajamento nas redes sociais e conectividade, coletados em tempo real pela Plataforma Cisco de Inovação Urbana, são transformados em melodias. Refletindo a cidade, a música executada no aplicativo muda de ritmo e de vibração de acordo com a variação do fluxo de dados coletados.

Totens interativos

Quatro totens interativos e inteligentes, com mapa e informações úteis para localizar transporte, eventos restaurantes do entorno, hora e previsão do tempo. Além disso, as pessoas podem tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais.

Aplicativo Eu Cuido

Três projetos de mobilização e turismo sustentável reunidos em prol da revitalização de espaços do entorno do Porto Maravilha. Reconstruir a cidade com as próprias mãos nos empodera e traz pertencimento.

Aplicativo Felicitômetro

O aplicativo verifica mensagens postadas em redes sociais, como Instagram e Facebook, feitas nos diversos pontos do Porto Maravilha, em busca de sorrisos, fornecendo um ranking de felicidade nesses pontos em tempo real.

Casa Cisco nas Olimpíadas

Uma casa idealizada especialmente para mostrar as formas que a Ydreams encontrou de comunicar o legado da Cisco, de uma maneira mais próxima das pessoas. Quem entrava na casa podia interagir com ícones distribuídos pelo espaço, além de imergirem na história do projeto todo através dos óculos VR.

Data Sensing

Parceria feita entre a Cisco, YDreams e o Museu do Amanhã para incentivar o uso dos dados coletados e da tecnologia da plataforma para gerar inovação, arte e conhecimento.

Tecnologias

- Visão Computacional
- Dados abertos e sensores IOT
- Composição de música em tempo real com dados paramétricos
- Mobiliário urbano interativo
- Mapa da Cidade com recomendações de pontos de interesse
- Presença em redes sociais
- Aplicativos e website

  • Cliente
  • Cisco
  • Ano
  • 2016
  • Campanha
  • Projeto de Inovação Urbana

    Principais disciplinas envolvidas

  • Pesquisa
  • Criação de conceito
  • Pesquisa
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Desenho Industrial
  • Desenho de interfaces
  • Cenografia

Cisco Urban Innovation Legacy

O Impacto

imagens foram decodificadas pelo felicitômetro.

200.000

interagiram com o som da cidade.

2.000

pessoas tiraram fotos nos mobiliários urbanos.

40.000

(Dados coletados até 2017)